sábado, 10 de março de 2012

Animação Japonesa


O Japão também é muito conhecido pelos famosos desenhos animados japoneses- animés e mangás. Estes podem ter diversos géneros e são feitos para todos, tanto para crianças, como para jovens e adultos. Normalmente os animes são versões animadas dos mangás, ou seja, inicialmente é desenhado á mão e depois é transformado em animação através do computador. Os animes podem ter o formato de série de televisão, filme e Ovas (1 ou mais episódios de animes,  que se vende em DVD). Os primeiros animés foram apresentados no século XX,  no qual estavm envolvidos Osamu tezuka ( que foi considerado de deus do mangá -" mangá no kamisama"), Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto, onde mais tarde tornaram-se conhecidos no mercado de mangás. Foi em 1958 que o primeiro mangá foi adaptado para animé Hakujaden, tornando-se um enorme sucesso.


Os animés mais conhecidos e que tiveram presentes na minha infância foram os Pokémon, Digimons, Sailor Moon, a viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi) e Doraemon.

 A palavra mangá foi originada por Katshushika Hokusal, pintor que juntou dois carateres da escrita japonesa e chinesa:  man (que significa divertido) e ga (que designa imagem). Este termo foi aplicado aos quadradinhos pelo mangaka Rakuten Kitazawa.
 A leitura de um mangá, normalmente é do sentido da direita para a esquerda e as folhas são impressas a preto e branco, tirando algumas excepções.


    Em Portugal existe cada vez mais pesoas a gostarem deste tipo de arte, uma prova dissso é a existência de lojas destinadas apenas à venda de mangás, como por exemplo a Kingpin Books, que se situa em Lisboa, a venda da coleção Desenhe Mangá e Anime da Planeta DeAgostini, e dos inúmeros eventos que ocorrem tanto em Lisboa como no Porto, como por exemplo o  Iberanime, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de Março.


Secção de mangá numa livraria no Japão




Nestes eventos, existem concurso de cosplay, onde os fãs de animés vestem-se como os personagens, concursos de karoke, workshops, venda de objectos relacionados com animes, concertos, entre outras coisas.


Mais informações: http://www.animeportugal.net/
                              http://www.cosplayerzine.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...